Um homem de 25 anos, suspeito de assaltar o deputado estadual Delegado Olim (PP), foi detido nesta segunda-feira, 21, na Avenida Carlos Lacerda, zona oeste de São Paulo. O crime ocorreu em maio deste ano na Vila Olímpia, um bairro nobre da zona sul da capital, onde o deputado, ex-policial civil, foi abordado por um ladrão armado com um revólver.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o suspeito estava foragido da Justiça e foi capturado durante uma operação de fiscalização. Durante o assalto, o criminoso exigiu que Olim entregasse seu relógio Rolex e fugiu em uma moto vermelha.
O caso foi registrado na 1ª Delegacia da Divisão de Crimes Contra o Patrimônio (Disccpat), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). A SSP informou que, em 2022, o deputado também foi alvo de uma tentativa de assalto, quando estava acompanhado do delegado geral da Polícia Civil, Artur Dian, que reagiu e baleou o assaltante.
A segurança em bairros nobres de São Paulo, como Vila Olímpia e Pinheiros, tem sido uma preocupação crescente, com um aumento nos roubos, frequentemente realizados por criminosos em motos. Em resposta, a SSP intensificou as operações de fiscalização, vistoriando mais de 2 milhões de motos apenas neste ano, através da Operação Impacto.