O psicólogo clínico Jean Alessandro, especialista em altas habilidades, participou do episódio 14 da 3ª temporada do programa Mapa Mental, transmitido pelo canal GainCast, onde discutiu os impactos da superdotação não reconhecida na infância. Segundo ele, a falta de reconhecimento e suporte adequado pode resultar em traumas e distorções de identidade que se manifestam na vida adulta.
Jean, que compartilhou sua experiência profissional e pessoal, enfatizou que a ausência de um ambiente familiar e escolar preparado para lidar com crianças superdotadas leva à invisibilização de sua inteligência. Ele destacou que muitos adultos que chegam à terapia apresentam questões profundas relacionadas à sua autoimagem, frequentemente associadas a transtornos como TDAH e autismo.
O psicólogo alertou que a contradição entre a alta capacidade intelectual e as dificuldades em lidar com tarefas cotidianas pode gerar angústia e traços de perfeccionismo nas crianças. "Sem o apoio necessário, esses indivíduos podem desenvolver sintomas da síndrome do impostor e ansiedade", afirmou. Jean também ressaltou que comportamentos considerados problemáticos por pais e educadores muitas vezes são mal interpretados, quando, na verdade, refletem a necessidade de estímulo e compreensão.
Para Jean, o desenvolvimento saudável de crianças superdotadas depende da adequação do ambiente às suas necessidades cognitivas e emocionais. Ele concluiu que, quanto menos preparado o ambiente, maior a probabilidade de surgirem problemas como perfeccionismo e distúrbios de identidade.