O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou o reforço na segurança de seu edifício-sede em Brasília devido à motociata convocada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), programada para a tarde desta terça-feira (29). A informação foi confirmada pela Corte ao Portal iG.
O evento, que terá início às 15h na Granja do Torto, seguirá em direção à Catedral e à Rodoviária, localizadas no Eixo Monumental, nas proximidades da Praça dos Três Poderes. Segundo o PL, "patriotas de todo o Brasil estarão reunidos na Granja do Torto, para um momento histórico ao lado do nosso eterno presidente".
Embora a presença de Bolsonaro na motociata não tenha sido confirmada, ele pretende participar do evento na Granja do Torto. O ex-presidente está sob medidas cautelares que o impedem de deixar Brasília, onde cumpre recolhimento domiciliar das 19h às 7h, conforme determinação judicial. Bolsonaro fez uma brincadeira com seus apoiadores, afirmando que não participaria do ato a pedido da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Caso compareça, esta será a primeira aparição pública de Bolsonaro desde a imposição das restrições do STF, que incluem o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de contato com investigados no inquérito sobre a trama golpista, além da restrição ao uso de redes sociais.