A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) realiza nesta quarta-feira, 16 de julho de 2025, uma nova rodada de audiências com testemunhas de defesa no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder. As audiências, que começaram na segunda-feira, 14 de julho, incluem depoimentos de testemunhas indicadas por Filipe Martins, ex-assessor especial da Presidência, e Marcelo Costa Câmara, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.
Os dois réus fazem parte do chamado "núcleo 2" da denúncia apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR), que descreve esse grupo como responsável pela coordenação de ações para garantir a permanência de Bolsonaro na Presidência após as eleições de 2022. Ao todo, seis réus estão envolvidos nesse núcleo, sendo acusados de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe e participação em organização criminosa armada.
As audiências estão programadas para se estender até 21 de julho e ocorrem nas salas do prédio anexo do STF, com testemunhas prestando depoimentos por videoconferência. Embora jornalistas não possam gravar as sessões, os registros oficiais da Corte serão anexados ao processo. Além disso, nesta quarta-feira, também continuam as audiências do "núcleo 4", que investiga ações de desinformação relacionadas à tentativa de golpe.