O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aplicou uma nova multa de R$ 15 mil ao influenciador bolsonarista Allan dos Santos, que reside nos Estados Unidos e está foragido da Justiça brasileira. A penalidade foi imposta devido ao desrespeito às decisões judiciais, totalizando R$ 7,3 milhões em multas desde 2021. Allan está proibido de fazer publicações nas redes sociais, mas continua a desobedecer as ordens da Corte.
Na quinta-feira, 10, Allan publicou um vídeo em sua conta no X, onde se declarou alvo de 'perseguição sem fim' e fez referência a uma carta do ex-presidente Donald Trump, que ameaçou impor tarifas ao Brasil caso Jair Bolsonaro não fosse deixado em paz. O influenciador provocou: 'Quem derrubará a tirania brasileira não será Trump, mas o povo'.
As medidas cautelares contra Allan foram reiteradas por Moraes, que destacou o desprezo do influenciador pelo Poder Judiciário. Desde 2021, Allan enfrenta prisão preventiva por ataques ao STF e continua a criar novas contas nas redes sociais, desafiando as determinações judiciais. Ele é investigado em vários inquéritos relacionados à disseminação de fake news e à atuação de milícias digitais, além de ter solicitado status de asilado político nos EUA, onde reside desde 2020.