O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou 20 testemunhas a depor na próxima segunda-feira, 21 de julho de 2025, em defesa de três réus envolvidos no núcleo 2 da tentativa de golpe de Estado. A audiência ocorrerá às 14h por videoconferência, com transmissão para a imprensa nas salas do prédio anexo do STF.
Entre as testemunhas convocadas estão os deputados federais Eduardo Pazuello e Hélio Lopes, ambos do PL-RJ, e o ex-comandante do Exército, Marco Antonio Freire Gomes. A decisão de Moraes foi motivada por reclamações das defesas dos réus sobre a ausência das testemunhas indicadas durante audiências realizadas nesta semana.
Os advogados de Marcelo Câmara, um dos réus, conseguiram ouvir apenas cinco das 20 testemunhas arroladas. No caso de Filipe Martins, apenas uma das 21 testemunhas compareceu. As testemunhas intimadas incluem agentes da Polícia Federal e peritos criminais, além de figuras ligadas ao governo anterior, como ex-assessores e promotores de Justiça.