O Supremo Tribunal Federal (STF) realizará o interrogatório dos réus da Ação Penal 2696, conhecida como "núcleo 3", na próxima segunda-feira, 28 de julho de 2025, a partir das 9h. A informação foi confirmada pela juíza auxiliar Luciana Yuki Fugishita Sorrentino, do gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.
Os questionamentos ocorrerão por videoconferência e seguirão a ordem alfabética dos nomes dos envolvidos. O grupo de acusados é composto por nove militares e um policial, que, segundo a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR), são responsáveis por ações de campo relacionadas ao monitoramento e neutralização de autoridades públicas, além de tentativas de pressionar o alto comando do Exército para a realização de um golpe.
Os réus do núcleo 3 incluem coronéis e tenentes-coronéis do Exército, como Bernardo Romão Correa Netto e Fabrício Moreira de Bastos, além de um agente da Polícia Federal, Wladimir Matos Soares. Na quinta-feira, 24 de julho, a Corte também realizará os interrogatórios dos réus dos núcleos 2 e 4, que envolvem ex-assessores e oficiais de segurança pública.
A Ação Penal 2696 é parte de um processo mais amplo que investiga tentativas de desestabilização das instituições democráticas no Brasil, com foco em ações coordenadas por membros das forças armadas e de segurança pública.