A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) finaliza nesta quarta-feira (23) os depoimentos das testemunhas de defesa dos réus da Ação Penal 2696, conhecida como "núcleo 3". O grupo é composto por nove militares e um policial, acusados pela Procuradoria Geral da República (PGR) de realizar ações de campo para monitorar e neutralizar autoridades públicas, além de tentar pressionar o alto comando do Exército a promover um golpe.
Os réus incluem coronéis e tenentes-coronéis do Exército, como Bernardo Romão Correa Netto e Fabrício Moreira de Bastos, além de Wladimir Matos Soares, agente da Polícia Federal. A Corte iniciou os depoimentos na segunda-feira (21) e, nesta quarta, as testemunhas convocadas para a sessão às 9h incluem Arthur Palmeira Leite e Raimundo De Araujo Moura Junior, entre outros.
Algumas testemunhas não compareceram nos dias anteriores e têm até hoje para se manifestar. A defesa de Rodrigo Bezerra, por sua vez, indicou que pode desistir de convocar testemunhas que não comparecerem novamente. Os depoimentos dos núcleos 2, 3 e 4 começaram em 14 de julho, com os interrogatórios dos réus programados para esta quinta-feira (24), realizados por videoconferência, seguindo a ordem alfabética dos nomes dos réus.