O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou o bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas de pessoas físicas e jurídicas nesta quinta-feira (17), durante a quinta fase da Operação Overclean, conduzida pela Polícia Federal (PF). A ação visa desarticular uma organização criminosa acusada de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos.
Além do bloqueio financeiro, a PF cumpriu 18 mandados de busca e apreensão em diversas localidades, incluindo Salvador, Campo Formoso, Senhor do Bonfim, Mata de São João, Petrolina e Brasília. Os órgãos envolvidos, como a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal, destacaram que a operação tem como foco a corrupção, lavagem de dinheiro e manipulação de processos licitatórios.
As investigações apontam que os processos em Campo Formoso foram manipulados para desviar recursos de emendas parlamentares e pagar propinas, além de tentativas de obstrução das investigações. Entre os alvos estão familiares do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA), incluindo o prefeito de Campo Formoso, Elmo Nascimento, e o vereador Francisco Nascimento, que já havia sido preso em uma fase anterior da operação.
Outro investigado é Marcelo Moreira, ex-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A Agência Brasil está disponível para comentários do deputado Elmar Nascimento e dos demais envolvidos na operação.