O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou na sexta-feira (25) a saída do ex-deputado Daniel Silveira da colônia penal em Magé, Rio de Janeiro, para a realização de uma cirurgia no joelho. O procedimento está agendado para este sábado (26) e foi autorizado após análise de perícia médica e parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR).
Silveira, que cumpre pena de 8 anos e 9 meses por ameaças ao Estado democrático de Direito e incitação à violência contra ministros do STF, apresentou exames de ressonância magnética que evidenciaram desgaste no ligamento do joelho direito. Os advogados do ex-parlamentar argumentaram que a lesão poderia causar "desgastes irreversíveis".
Na decisão, Moraes estipulou que a saída de Silveira da unidade prisional deve ser limitada ao tempo necessário para o procedimento médico, e os médicos devem informar a duração da internação. A defesa deverá apresentar comprovantes da cirurgia em até dois dias após a realização do procedimento, e Silveira deverá retornar imediatamente à colônia penal após receber alta médica.