O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou uma sessão extraordinária da Primeira Turma da Corte para esta sexta-feira, 18 de outubro, com o objetivo de avaliar a decisão do ministro Alexandre de Moraes que impôs medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro. O julgamento ocorrerá no plenário virtual do STF, a partir das 12h.
Na manhã de hoje, a Polícia Federal (PF) realizou uma operação que resultou em mandados de busca e apreensão nos endereços de Bolsonaro em Brasília. Durante a operação, foram encontrados dólares na residência do ex-presidente.
As medidas cautelares determinadas por Moraes incluem a utilização de tornozeleira eletrônica, a proibição de sair durante a noite e a restrição ao uso de redes sociais. Além disso, Bolsonaro está impedido de se aproximar de embaixadas e de manter contato com outros réus e investigados pela Corte.
Na decisão, o ministro Alexandre de Moraes destacou que Bolsonaro confessou, de forma "consciente e voluntária", uma tentativa de extorsão contra a Justiça brasileira, além de ter atuado em conjunto com seu filho, Eduardo, para interferir no andamento de processos judiciais.