O Supremo Tribunal Federal (STF) anunciou o adiamento da cúpula dos presidentes dos Judiciários dos países do Brics, que incluiria Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul, inicialmente marcada para o dia 11 de agosto de 2025 em Brasília. A informação foi confirmada ao site Poder360 nesta quinta-feira, 24 de julho, sem que fossem fornecidos detalhes sobre os motivos da decisão ou uma nova data para o evento.
A reunião, que estaria sob a presidência do ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente do STF, faz parte do calendário oficial do Brics, o qual ainda não foi atualizado após o anúncio do adiamento. A indefinição sobre a nova data pode impactar a participação de Barroso, uma vez que seu mandato termina em setembro deste ano.
O adiamento ocorre em um contexto de tensões diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos, que recentemente impuseram uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, em resposta a investigações do STF relacionadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Além disso, a Casa Branca suspendeu vistos de magistrados brasileiros e indicou a possibilidade de novas restrições, enquanto críticas ao ministro Alexandre de Moraes, responsável pelas investigações, foram reiteradas pelo governo norte-americano.