O perfil oficial do Supremo Tribunal Federal (STF) republicou nesta terça-feira, 22, uma entrevista do renomado escritor e professor da Universidade de Harvard, Steven Levitsky, à BBC News. Na conversa, Levitsky afirmou que o Brasil apresenta um sistema democrático mais robusto do que o dos Estados Unidos, especialmente em resposta a ameaças à democracia.
Levitsky, autor do best-seller 'Como as democracias morrem', destacou que as instituições brasileiras reagiram de maneira mais coordenada e firme durante e após as eleições de 2022, em comparação com a resposta dos EUA às ações do ex-presidente Donald Trump após a invasão ao Capitólio em 2021.
O professor também elogiou o papel do STF na defesa da democracia durante o governo de Jair Bolsonaro, mas alertou que, uma vez superada a crise atual, a Corte deve retornar ao seu papel institucional. Levitsky comentou sobre o processo em andamento contra Bolsonaro, afirmando que o tribunal está cumprindo sua função ao julgar e punir o ex-presidente, se ele for considerado culpado. Atualmente, Bolsonaro enfrenta um novo inquérito no STF relacionado a tentativas de coação à Justiça, em um contexto de sanções impostas por Trump.