A Stellantis, montadora resultante da fusão entre Peugeot S.A. e Fiat Chrysler Automobiles N.V., anunciou nesta segunda-feira (21 de julho de 2025) um prejuízo líquido de aproximadamente US$ 350 milhões no primeiro semestre do ano. O resultado negativo foi atribuído principalmente às tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos, uma medida da política comercial do ex-presidente Donald Trump que impactou diretamente a operação da empresa.
Além das tarifas, a montadora destacou que os esforços de reestruturação e o aumento dos custos operacionais contribuíram para o desempenho financeiro insatisfatório. A Stellantis não forneceu detalhes sobre quais mercados ou linhas de produtos foram mais afetados, nem especificou as estratégias que pretende adotar para enfrentar esses desafios. Durante o primeiro semestre, a empresa consumiu 2,3 bilhões de euros em caixa, o que levou à divulgação antecipada dos resultados para justificar a discrepância entre as projeções e os números apresentados.
Os embarques globais de veículos da Stellantis também apresentaram queda, totalizando 1,45 milhão de unidades no segundo trimestre de 2025, em comparação com 1,54 milhão no mesmo período de 2024. Na América do Norte, a redução foi de 25%, com 109 mil veículos a menos, devido à diminuição na fabricação e aos menores embarques de importados, os mais afetados pelas tarifas. Na Europa, os embarques caíram 6%, totalizando 722 mil unidades, enquanto na China, Índia e Ásia-Pacífico, a queda foi de 6%, somando cerca de 16 mil veículos.