A montadora Stellantis anunciou nesta segunda-feira (21) um prejuízo líquido de aproximadamente US$ 350 milhões referente ao primeiro semestre de 2025. O resultado negativo foi atribuído principalmente às tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos, uma medida da política comercial do ex-presidente Donald Trump, que impactou diretamente a empresa resultante da fusão entre Peugeot S.A. e Fiat Chrysler Automobiles N.V.
Além das tarifas, a Stellantis destacou que os esforços de reestruturação e o aumento dos custos operacionais contribuíram para o resultado desfavorável. A companhia não forneceu detalhes sobre quais mercados ou linhas de produtos foram mais afetados, nem especificou as medidas de reestruturação em andamento, e não comentou sobre as estratégias para enfrentar os desafios atuais.
Durante o primeiro semestre, a montadora reportou um consumo de 2,3 bilhões de euros em caixa. A divulgação antecipada dos resultados teve como objetivo esclarecer a discrepância entre as projeções e os números apresentados. No segundo trimestre, os embarques globais de veículos caíram para 1,45 milhão de unidades, uma redução em relação a 1,54 milhão no mesmo período de 2024, com uma queda de 25% na América do Norte, onde 109 mil veículos a menos foram embarcados.
Na Europa, os embarques também apresentaram uma queda de 6%, totalizando 722 mil unidades. A Stellantis informou que novos modelos estão em fase de aceleração ou aguardam início de produção para a segunda metade do ano, enquanto na China, Índia e Ásia-Pacífico, os embarques também diminuíram em 6%, somando cerca de 16.000 veículos.