A montadora Stellantis, que abriga marcas como Fiat, Peugeot e Jeep, anunciou um prejuízo líquido de 2,3 bilhões de euros no primeiro semestre de 2023, impactada por tarifas impostas pelo governo dos EUA, que custaram aproximadamente 300 milhões de euros. O balanço preliminar foi divulgado nesta segunda-feira, 21, e revelou uma receita de 74,3 bilhões de euros no período.
No mesmo intervalo do ano anterior, a empresa havia registrado um lucro líquido de 5,62 bilhões de euros, com uma receita de 85,02 bilhões de euros. As entregas de veículos no segundo trimestre deste ano totalizaram 1,447 milhão de unidades, uma queda de 6% em relação ao mesmo período de 2022, com uma redução de 25% nas vendas na América do Norte.
O balanço semestral consolidado da Stellantis está programado para ser divulgado no próximo dia 29. Na manhã de hoje, por volta das 8h30 (horário de Brasília), as ações da montadora apresentavam uma queda de 0,60% na Bolsa de Milão, embora tenham reduzido perdas em relação ao início do pregão.