Nesta quinta-feira (17), o Governo do Rio Grande do Sul realizou o sorteio da CNH Social 2025, um programa que oferece a primeira habilitação gratuita para pessoas de baixa renda. O evento ocorreu na sede da Procergs, em Porto Alegre, com a coordenação técnica da companhia. A lista dos contemplados será divulgada na próxima segunda-feira (21).
O sorteio, que utilizou números da loteria federal como base, selecionou 6 mil pessoas: 3 mil para vagas imediatas e 3 mil para cadastro de reserva. O DetranRS agora iniciará a verificação dos requisitos dos sorteados, utilizando a Base Nacional de Condutores da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Serão eliminados candidatos que não atenderem aos critérios estabelecidos no edital, como aqueles com habilitação em aberto ou envolvidos em processos de suspensão ou cassação da CNH.
De acordo com Egídio Neri Nunes, chefe da Divisão de Habilitação do DetranRS, a filtragem dos contemplados será concluída até segunda-feira. Os selecionados que cumprirem as exigências poderão se dirigir a um Centro de Formação de Condutores (CFC) para iniciar o processo de habilitação. Os inscritos poderão consultar sua situação pela Central de Serviços do DetranRS e receberão notificações por e-mail.
Os candidatos selecionados terão até o dia 5 de setembro para iniciar o processo de habilitação, devendo apresentar a documentação necessária e comprovar residência mínima de dois anos no estado. Desde o lançamento do programa, quase 250 mil gaúchos já se inscreveram na CNH Social.