No primeiro sobrevoo da temporada 2025 de avistagem de baleias-francas, realizado na última sexta-feira, 11, cerca de 85 exemplares da espécie foram avistados ao longo da costa do Litoral Sul de Santa Catarina. O monitoramento, parte do Programa de Monitoramento das Baleias-francas da SCPAR Porto de Imbituba, contou com a participação de profissionais do ProFRANCA/Instituto Australis e da Acquaplan Tecnologia e Consultoria Ambiental. O sobrevoo abrangeu a Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca, que se estende de Florianópolis a Balneário Rincão, mas foi interrompido na região de Balneário Arroio Corrente devido a forte nevoeiro marítimo.
Durante a varredura, foram registradas 21 fêmeas acompanhadas de seus filhotes e cinco adultos nas praias de Imbituba, com a maior concentração observada na praia de Ibiraquera. Em Garopaba, a praia do Siriú destacou-se com seis fêmeas e um filhote semi albino. O diretor-presidente do Porto de Imbituba, Christiano Lopes, ressaltou a importância dos dados obtidos para alinhar operações portuárias com a conservação da biodiversidade marinha.
A população de baleias-francas, que foi severamente afetada pela caça ao longo dos séculos, vem apresentando crescimento nos últimos anos, conforme destacou Paulo Márcio de Souza, gerente do Departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Porto de Imbituba. O monitoramento contínuo das áreas de uso das baleias-francas é fundamental para a preservação da espécie e para o desenvolvimento de controles operacionais que garantam a segurança e a conservação durante as operações portuárias. O Programa de Monitoramento segue até 30 de novembro, com observações diárias realizadas por equipes de campo.