O setor de serviços no Brasil alcançou em maio de 2024 o maior nível já registrado na série histórica, conforme dados divulgados nesta sexta-feira, 11, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desempenho reflete uma recuperação significativa após os desafios enfrentados nos últimos anos.
Apesar do recorde geral, alguns segmentos ainda apresentam desempenho inferior aos picos anteriores. Os serviços prestados às famílias estão 7,2% abaixo do máximo registrado em outubro de 2013, enquanto os serviços de informação e comunicação operam 0,5% aquém do recorde de fevereiro de 2025.
Além disso, os serviços profissionais, administrativos e complementares estão 3,4% abaixo do recorde de dezembro de 2014, e o setor de transportes também apresenta uma queda de 3,4% em relação ao auge de março de 2023. O segmento de outros serviços está 13,3% abaixo do pico de janeiro de 2012.
O IBGE também revisou dados anteriores, aumentando a alta do volume de serviços prestados em abril de 0,2% para 0,4%, e ajustou a taxa de março de 0,4% para 0,3%. Essas revisões indicam uma tendência de crescimento no setor, apesar das variações em segmentos específicos.