Senadores da Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal se deslocarão a Vilhena, em Rondônia, nas próximas semanas para investigar as causas da paralisação das obras de um viaduto na BR-364, que estão interrompidas desde 2024. O colegiado aprovou um requerimento com esse objetivo na terça-feira, 15 de outubro. As obras, orçadas em R$ 27 milhões, visam construir um complexo viário que conectará as BRs 364 e 435, facilitando o acesso a Colorado do Oeste e outras cidades da região.
O presidente da comissão, senador Marcos Rogério (PL-RO), destacou que um dos principais entraves para a retomada das obras é um impasse relacionado à retirada de torres de energia. Segundo ele, a empresa Energisa estaria dificultando a remoção de postes e linhas de transmissão, o que tem impactado o andamento do projeto. "Vou lá no período de recesso agora; nós vamos fazer uma visita in loco", afirmou Rogério.
O senador Jaime Bagattoli (PL-RO) acrescentou que a empresa responsável pela obra, Madecon, teria solicitado recuperação judicial, o que agrava a situação. "Eu estive no DNIT e a informação que eu tenho é de que a Madecon pediu recuperação judicial. Precisamos de um esclarecimento melhor sobre essa situação", declarou Bagattoli. Além da diligência, Rogério também solicitou que o DNIT forneça esclarecimentos formais sobre o andamento da obra e os custos envolvidos na retirada das torres.