Uma comitiva composta por oito senadores brasileiros embarca na tarde de sexta-feira, 25, para Washington, onde se reunirá com empresários e parlamentares americanos. O objetivo da viagem é debater as tarifas de 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, que devem entrar em vigor a partir de 1º de agosto.
Os senadores planejam cumprir uma agenda de reuniões de segunda, 28, até quarta-feira, 30, com foco em abrir um diálogo construtivo com os representantes do comércio americano. O líder do grupo, Nelsinho Trad (PSD-MS), destacou a importância de estabelecer uma comunicação efetiva para abordar as preocupações em relação às tarifas.
Em declarações feitas na quarta-feira, 23, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), enfatizou que a comitiva busca um entendimento pacífico e produtivo, afirmando que "não nos interessa ter uma briga numa amizade e num comércio de 206 anos". Wagner também mencionou uma carta enviada ao governo dos EUA em 16 de maio, que ainda não recebeu resposta, e expressou esperança de que as negociações resultem em um acordo favorável para o Brasil.