Uma comitiva de senadores brasileiros está nos Estados Unidos para discutir as tarifas de 50% impostas pelo governo norte-americano sobre produtos do Brasil. A reunião está agendada para a próxima terça-feira, 29 de julho de 2025, com membros do Partido Republicano e do Partido Democrata, embora os nomes dos congressistas ainda não tenham sido divulgados.
O grupo, liderado pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), busca convencer empresários e legisladores americanos de que as tarifas anunciadas pelo presidente Donald Trump são prejudiciais para a economia dos Estados Unidos. A missão oficial, que conta com a participação de oito senadores, terá atividades até quarta-feira, 30 de julho.
Na manhã desta segunda-feira, 28 de julho, os senadores se reuniram com a embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, e representantes do Itamaraty. É importante ressaltar que a comitiva não negociará diretamente com a Casa Branca, e a possibilidade de encontros com altos funcionários do governo Trump é considerada improvável.
No Brasil, o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), lidera as tratativas, enquanto o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participa de uma cúpula da ONU em Nova York. O governo Lula está empenhado em dialogar com as autoridades americanas, apesar da falta de perspectivas de avanço nas negociações até o momento.