Uma comitiva de senadores brasileiros está nos Estados Unidos para negociar as tarifas de 50% anunciadas pelo governo norte-americano sobre produtos do Brasil. A reunião com congressistas do Partido Republicano está agendada para a próxima terça-feira, 29 de julho de 2025, e contará com a participação de membros do Partido Democrata, embora os nomes das autoridades americanas ainda não tenham sido divulgados.
O líder da missão, Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, destacou que o objetivo da visita é demonstrar aos empresários e congressistas dos EUA que as tarifas impostas pelo presidente Donald Trump são prejudiciais também para a economia americana. Os senadores brasileiros não terão negociações diretas com a Casa Branca, e a presença da embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti, será fundamental para acompanhar as reuniões.
A missão oficial dos senadores se estenderá até quarta-feira, 30 de julho. Na manhã de segunda-feira, 28 de julho, os oito senadores se reuniram com a embaixadora e representantes do Itamaraty. No Brasil, o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin (PSB), lidera o grupo responsável pelas tratativas, enquanto o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, participa de uma cúpula da ONU em Nova York, sem previsão de encontro com autoridades americanas sobre as tarifas.
O governo Lula continua a insistir em um diálogo com os Estados Unidos e já enviou recados à Casa Branca, na esperança de encontrar uma solução para a questão das tarifas que entrarão em vigor em 1º de agosto.