O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se encontrou nesta quarta-feira (23) com os senadores que participarão de uma missão oficial aos Estados Unidos. A comitiva, composta por oito senadores de diferentes partidos, viajará a Washington entre os dias 28 e 30 de julho para discutir as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros impostas pelo governo do ex-presidente Donald Trump.
A missão, que será liderada por Nelsinho Trad (PSD-MS) e Jaques Wagner (PT-BA), visa fortalecer a posição do Brasil nas negociações com congressistas norte-americanos. O Senado destacou que a composição suprapartidária do grupo reforça a representatividade e a estratégia institucional da delegação.
Além de Trad e Wagner, participarão da missão os senadores Tereza Cristina (PP-MS), Marcos Pontes (PL-SP), Esperidião Amin (PP-SC), Rogério Carvalho (PT-SE), Fernando Farias (MDB-AL) e Carlos Viana (Podemos-MG). A reunião ocorre em um contexto de aproximação diplomática, após o encarregado de negócios da Embaixada dos EUA no Brasil, Gabriel Escobar, ter se reunido com o líder do Governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP), na semana anterior ao encontro com Vieira.