Uma comitiva suprapartidária de oito senadores brasileiros chegou a Washington, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (27), para iniciar negociações contra a proposta de tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, sugerida pelo ex-presidente Donald Trump. A medida, que pode ser implementada já na próxima sexta-feira (1º), é vista como uma ameaça ao comércio bilateral e à economia de ambos os países.
Os senadores, que representam partidos como Podemos, PT e PL, têm uma agenda que se estenderá até quarta-feira (30). O primeiro passo da delegação inclui reuniões com empresários americanos que investem no Brasil e com empresários brasileiros que atuam nos EUA, com o intuito de evidenciar os impactos econômicos negativos que a tarifa traria.
Em um segundo momento, os parlamentares se reunirão com autoridades e congressistas norte-americanos, cujos nomes não foram divulgados por questões de segurança, temendo interferências de aliados de Trump e de Eduardo Bolsonaro nas negociações. A missão oficial será encerrada com um encontro na Sociedade das Américas e uma coletiva de imprensa na embaixada brasileira, reforçando os esforços do governo federal, liderados pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, para combater a implementação da tarifa.