O senador Esperidião Amin (PP) e outros membros da comitiva de senadores brasileiros estão em Washington, onde participam de reuniões para debater as tarifas impostas pelos Estados Unidos ao Brasil. Em entrevista nesta quarta-feira, 30, Amin afirmou que não houve discussões sobre possíveis ações contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, durante os encontros com congressistas e empresários americanos.
Amin também comentou sobre a intenção do Congresso brasileiro de abordar o tratamento dado a grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos, conhecidas como big techs. O senador mencionou um projeto de lei de sua autoria, que visa mitigar os impactos das decisões judiciais relacionadas à remoção de conteúdo por essas plataformas. O Projeto de Lei 3.283/2025, que deve começar a tramitar em 4 de agosto, exige que as plataformas informem sobre a exclusão de conteúdo sem ordem judicial em até 24 horas.
A comitiva, que inclui a senadora Tereza Cristina (PP), tem como objetivo fortalecer as relações entre os Congressos do Brasil e dos Estados Unidos. Cristina destacou que a viagem representa o início de um diálogo contínuo e que o grupo se sente satisfeito por ter aberto portas e promovido conversas com empresas, na esperança de que o tema chegue à Casa Branca.