Uma comitiva de oito senadores brasileiros chegou a Washington com o objetivo de negociar alternativas ao aumento de tarifas anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O presidente americano pretende taxar em 50% produtos brasileiros em resposta ao tratamento dado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu em uma ação penal relacionada a uma tentativa de golpe de estado em 2022.
A comitiva é liderada por Nelsinho Trad (PSD-MS) e Tereza Cristina (PP-MS), ambos presidentes da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Também fazem parte do grupo Jacques Wagner (PT-BA), Marcos Pontes (PL-SP), Rogério Carvalho (PT-SE), Carlos Viana (Podemos-MG), Fernando Farias (MDB-AL) e Esperidião Amin (PP-SC).
A agenda da comitiva inclui reuniões com empresários e membros do Brazil-U.S. Business Council na residência oficial da embaixada do Brasil em Washington e na Câmara de Comércio dos EUA, programadas para segunda-feira, 28 de julho. Nos dias seguintes, os senadores terão compromissos com autoridades e parlamentares norte-americanos, além de um encontro com a sociedade civil na Americas Society Council of the Americas na quarta-feira, 30 de julho.