Uma missão oficial do Senado brasileiro, composta por oito senadores, iniciou nesta segunda-feira (28) negociações em Washington para evitar a imposição de uma tarifa de importação de 50% sobre produtos brasileiros, que deve entrar em vigor em 1º de agosto. O encontro, que ocorreu na residência da embaixadora Maria Luiza Viotti, contou com a participação de representantes do Itamaraty e do ex-diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo.
Os senadores se reunirão ainda hoje na U.S. Chamber of Commerce com líderes empresariais e representantes do Brazil-U.S. Business Council. Amanhã (29), estão agendados seis encontros com parlamentares americanos, com o objetivo de demonstrar os impactos negativos que a sobretarifa traria para os estados que representam.
Nelsinho Trad, presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado e coordenador da missão, ressaltou a importância de um diálogo pragmático e equilibrado com os legisladores americanos, enfatizando que a sobretarifa é uma situação de 'perde-perde'. Trad também mencionou que o diálogo com o governo dos EUA começou em março, mas a situação atual requer uma abordagem cuidadosa e contínua para resolver a questão.