Uma comitiva de senadores brasileiros chegou a Washington na sexta-feira (26) com o objetivo de estabelecer um canal de diálogo sobre as tarifas impostas pelo governo de Donald Trump. Os congressistas, que viajam com visto restrito a missões oficiais, pretendem negociar a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, que entrará em vigor na próxima sexta-feira (1º de agosto).
Na segunda-feira (28), os senadores se reuniram com empresários norte-americanos para discutir a possibilidade de enviar uma carta à Casa Branca solicitando o adiamento da aplicação da tarifa. O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), lidera a missão e destacou que a Câmara de Comércio dos Estados Unidos ficará responsável pela elaboração do documento, que argumentará que a medida é prejudicial tanto para o Brasil quanto para os Estados Unidos.
Além das reuniões com empresários, os senadores também planejam encontros com congressistas do Partido Republicano, embora os nomes das autoridades norte-americanas ainda não tenham sido divulgados. O senador Carlos Viana (Podemos-MG) mencionou que a comitiva brasileira solicitou à Câmara de Comércio que intermedie uma reunião com o presidente Trump, embora a probabilidade de uma audiência com o alto escalão do governo seja considerada baixa.