Uma comitiva de senadores brasileiros chegou a Washington com o objetivo de abrir um canal de negociação sobre as tarifas de 50% impostas pelo presidente Donald Trump a produtos do Brasil. A missão, que ocorre em um momento crítico, visa estabelecer um diálogo com parlamentares e empresários americanos, já que a Casa Branca ainda não definiu um canal de comunicação direto com o governo brasileiro. As tarifas entrarão em vigor em apenas seis dias.
O grupo é composto por oito senadores, incluindo Nelsinho Trad (PSD), Tereza Cristina (PP) e Jaques Wagner (PT), que se reunirão com empresários na embaixada brasileira e na Câmara de Comércio dos Estados Unidos. Na terça-feira, eles se encontrarão com autoridades e parlamentares de ambos os partidos, com o intuito de sensibilizá-los sobre os impactos econômicos das tarifas.
"Estamos indo para construir pontes e não muros", afirmou o senador Rogério Carvalho (PT), ressaltando a importância de demonstrar o impacto das tarifas na economia americana e brasileira. Nelsinho Trad (PP) complementou que a maioria dos parlamentares americanos vem de estados que mantêm negócios com o Brasil e que podem ser prejudicados pelas novas tarifas.
Não há previsão de encontro com representantes da Casa Branca, uma vez que Trump está em viagem oficial na Escócia. As tarifas, que afetam 26 países e a União Europeia, foram anunciadas como parte de uma pressão comercial, com Trump alegando que a ação penal contra Jair Bolsonaro no Brasil seria um dos motivos para a imposição das taxas.