Uma comitiva de senadores brasileiros está em Washington, EUA, para negociar a tarifa de 50% sobre produtos do Brasil, anunciada pelo presidente Donald Trump. O encontro ocorreu na tarde de segunda-feira (28), onde os parlamentares se reuniram com empresários norte-americanos para discutir a possibilidade de enviar uma carta à Casa Branca solicitando o adiamento da implementação da tarifa, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.
O líder da missão, Nelsinho Trad (PSD-MS), destacou a importância de um manifesto que evidencie os impactos negativos da medida tanto para o Brasil quanto para os Estados Unidos. Trad enfatizou a necessidade de previsibilidade para a classe empresarial, especialmente em relação a produtos perecíveis. "O não nós já temos, vamos correr atrás do sim", afirmou o senador.
Além de Trad, a comitiva é composta por outros sete senadores, incluindo Jaques Wagner (PT-BA) e Tereza Cristina (PP-MS). Durante a missão, que se estende até quarta-feira (30), os senadores também se reuniram com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na embaixada brasileira. Os congressistas brasileiros também solicitaram à Câmara de Comércio dos EUA uma reunião com Trump, embora a probabilidade de um encontro com o alto escalão do governo norte-americano seja considerada baixa.
A tarifa foi anunciada por Trump em uma carta enviada ao Brasil em 9 de julho, comunicando a decisão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva através de sua rede social, Truth Social.