O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) anunciou nesta quarta-feira (30) que a comitiva de senadores brasileiros que visitou os Estados Unidos conseguiu estabelecer canais de diálogo com autoridades americanas sobre as tarifas de 50% impostas pelo governo Trump sobre produtos brasileiros. As tarifas estão programadas para entrar em vigor em 1º de agosto, próxima sexta-feira.
Trad, que preside a Comissão de Relações Exteriores do Senado, informou que o grupo foi recebido por nove parlamentares norte-americanos, incluindo oito democratas e um republicano. Durante a reunião, os senadores enfatizaram a importância de manter as negociações e alertaram sobre as possíveis perdas para os Estados Unidos decorrentes da taxação.
A missão parlamentar brasileira teve como objetivo distensionar as relações com os Estados Unidos e, na terça-feira (29), os senadores se reuniram com representantes da Embaixada do Brasil e empresários locais. Além de Trad, participaram da missão os senadores Tereza Cristina (PP-MS), Marcos Pontes (PL-SP), Rogério Carvalho (PT-SE), Jaques Wagner (PT-BA), Carlos Viana (Podemos-MG), Fernando Farias (MDB-AL) e Esperidião Amin (PP-SC).
Nesta quarta-feira, está prevista uma reunião com a Americas Society/Council of the Americas, onde se espera a divulgação de um manifesto de apoio a uma solução negociada por parte de entidades empresariais americanas. As tarifas foram anunciadas por Trump em 9 de julho, citando uma relação comercial considerada "injusta" entre os dois países, apesar do Brasil ter um déficit comercial com os EUA há 17 anos.