O senador Paulo Paim (PT-RS) elogiou, em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (9), a retomada da política de valorização do salário mínimo pelo governo federal. A proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2025 prevê um salário mínimo de R$ 1.630, com reajuste baseado na inflação e no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Paim destacou que, embora o valor ainda seja insuficiente, representa um avanço significativo após anos de estagnação.
Durante seu discurso, Paim enfatizou que a valorização do salário mínimo é uma questão de justiça social, essencial para atender às necessidades básicas da população, especialmente dos mais vulneráveis. Ele afirmou que, em termos reais, o novo valor do salário mínimo representa o maior poder de compra em 50 anos.
Além de discutir a valorização do salário, o senador também lamentou episódios de violência policial registrados no Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, atribuindo-os ao racismo estrutural. Paim defendeu a necessidade de reformular as práticas policiais e cobrou a votação de seu projeto de lei (PL 5.231/2020), que visa punir abordagens discriminatórias e promover uma abordagem policial mais humanizada e reeducativa.