O senador Nelsinho Trad (PSD-MS) foi designado para liderar uma comissão temporária composta por oito senadores, que viajará aos Estados Unidos entre os dias 29 e 31 de julho. O objetivo da missão é negociar o adiamento ou a revogação da sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada pelo ex-presidente Donald Trump e prevista para entrar em vigor em agosto deste ano.
A proposta foi apresentada por Trad, que também preside a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado, e recebeu apoio unânime dos senadores no Plenário. Além de Trad, os integrantes da comissão incluem Tereza Cristina (PP-MS), Marcos Pontes (PL-SP), Jacques Wagner (PT-BA), Esperidião Amin (PP-SC), Rogério Carvalho (PT-SE), Fernando Farias (MDB-AL) e Carlos Viana (Podemos-MG).
Trad destacou que as negociações têm o potencial de estabelecer as bases para a criação de um grupo interparlamentar Brasil-EUA, com foco na diplomacia econômica. A missão é considerada crucial para mitigar os impactos da nova tarifa sobre a economia brasileira.