O senador Marcos do Val (Podemos-ES) anunciou nesta quinta-feira, 24, que está nos Estados Unidos, utilizando um passaporte diplomático, apesar de ter seu passaporte civil bloqueado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde agosto do ano passado. A informação foi divulgada em sua conta no Instagram, que permanece acessível fora do Brasil, mesmo após ter sido bloqueada no país por ordem do ministro Alexandre de Moraes.
Na publicação, Do Val compartilhou uma foto segurando seu passaporte diplomático e afirmou que os Estados Unidos reconheceram sua função diplomática. Ele também mencionou que, na mesma semana, Moraes teve seu visto suspenso pelo governo americano, o que, segundo ele, trará consequências diplomáticas e pessoais para o ministro e sua família. No entanto, o Estadão não conseguiu confirmar a veracidade da afirmação sobre o reconhecimento de cidadania americana.
O passaporte de Marcos do Val foi retido no âmbito da Operação Disque 100, que investiga sua suposta participação em um grupo que atacava agentes da Polícia Federal nas redes sociais. A decisão de bloqueio foi ratificada pela Primeira Turma do STF em fevereiro, e desde então, o senador tentou reaver seu passaporte em duas ocasiões, ambas negadas pelo tribunal, sendo a última em março.