O senador Marcos do Val (Podemos-ES) divulgou um vídeo nesta sexta-feira, 25, em que aparece em um parque de diversões em Orlando, nos Estados Unidos. Na gravação, ele nega ter fugido do Brasil e afirma que a viagem tem como objetivo passar tempo com sua filha, da qual estava afastado há dois anos e meio. O parlamentar está sob investigação na Operação Disque 100, que resultou na retenção de seu passaporte pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em agosto do ano passado.
Marcos do Val, que entrou nos Estados Unidos com passaporte diplomático, afirmou que não entregou o documento à Polícia Federal, desafiando a decisão de Moraes. "Eu não tenho motivo para fugir. Não respondo a nenhum processo, não sou denunciado por nenhum crime", declarou o senador, ressaltando que considera a retenção de seu passaporte uma violação da Constituição.
O senador também comunicou previamente ao STF, à Polícia Federal e ao Ministério da Justiça sobre sua viagem, justificando que estava "curtindo esse recesso" com sua filha. A decisão de retenção do passaporte foi confirmada pela Primeira Turma do STF em fevereiro, após o senador e outros indivíduos terem sido acusados de promover ataques nas redes sociais contra agentes da Polícia Federal. Até o fechamento desta matéria, a Polícia Federal não havia respondido aos pedidos de esclarecimento sobre a situação do passaporte de Marcos do Val.