Durante pronunciamento no Plenário do Senado nesta terça-feira (15), o senador Humberto Costa (PT-PE) expressou satisfação com o avanço das investigações sobre a tentativa de golpe de Estado ocorrida em 8 de janeiro de 2023. O parlamentar destacou o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete investigados, considerados centrais na articulação golpista.
Costa enfatizou que o país entra em uma fase decisiva para responsabilizar os principais envolvidos nos atos antidemocráticos. Ele ressaltou a força das instituições democráticas, afirmando que altos militares e civis estão sendo processados e serão julgados conforme a Constituição que tentaram subverter. O senador rejeitou qualquer pressão interna ou externa que pudesse interferir no processo judicial.
O senador também mencionou trechos do inquérito que revelam o uso da máquina pública, incluindo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), para apoiar as ações golpistas. Ele defendeu que os responsáveis devem ser punidos de acordo com a legislação brasileira, afirmando que Bolsonaro pode enfrentar até 43 anos de prisão, considerando o impacto de suas ações na democracia do país.