O senador americano Lindsey Graham, do Partido Republicano, manifestou sua expectativa de que países como China, Índia e Brasil enfrentem consequências por, segundo ele, sustentarem a "máquina de guerra" do presidente russo Vladimir Putin. A declaração foi feita em um post na rede social X nesta segunda-feira, 28 de agosto.
Graham expressou compreensão pela frustração do ex-presidente Donald Trump em relação aos ataques da Rússia à Ucrânia, ressaltando que não há um desejo genuíno de paz por parte de Moscou. O senador destacou que o Congresso dos EUA está preparado, de forma bipartidária, para apoiar Trump em seus esforços para promover negociações de paz.
Trump, por sua vez, tem criticado o bloco dos Brics, acusando-o de tentar minar a dominância do dólar. Em resposta, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva afirmou em entrevista à TV Record, no dia 10 de agosto, que as sanções impostas pelos Estados Unidos ao Brasil estão relacionadas à recente reunião do Brics, realizada no Rio de Janeiro em julho.