O senador americano Lindsey Graham alertou sobre a possibilidade de os Estados Unidos imporem tarifas adicionais de até 100% sobre países que continuarem a adquirir petróleo da Rússia. Em entrevista à Fox News, realizada na segunda-feira, 21, Graham destacou que o Brasil, juntamente com China e Índia, é um dos principais compradores do petróleo russo, contribuindo para a continuidade da guerra na Ucrânia.
Graham afirmou que, caso esses países mantenham suas importações do petróleo russo, os Estados Unidos não hesitarão em aplicar tarifas severas, o que poderia impactar significativamente suas economias. "Se vocês continuarem comprando petróleo barato da Rússia para permitir que essa guerra continue, nós vamos colocar um inferno de tarifas, esmagando a sua economia", declarou o senador da Carolina do Sul.
O parlamentar também ressaltou que a Rússia pode resistir às sanções, mas os países mencionados terão que escolher entre suas relações econômicas com os EUA e o apoio ao presidente russo Vladimir Putin. Graham finalizou a entrevista reafirmando o compromisso dos Estados Unidos em fornecer armamentos à Ucrânia para que o país possa se defender dos ataques russos.