O senador americano Lindsey Graham alertou que os Estados Unidos podem impor uma tarifa de 100% sobre países que continuarem a comprar petróleo da Rússia, incluindo o Brasil. A declaração foi feita durante uma entrevista à Fox News na segunda-feira, 21, onde Graham enfatizou que a compra de petróleo russo contribui para a continuidade da guerra na Ucrânia.
Graham destacou que China, Índia e Brasil são responsáveis por 80% das importações de petróleo russo, afirmando que essas nações precisam escolher entre suas relações econômicas com os EUA e o apoio ao presidente russo Vladimir Putin. "Se vocês continuarem comprando petróleo barato da Rússia, vamos colocar tarifas pesadas, esmagando suas economias", afirmou o senador da Carolina do Sul.
Além disso, Graham reiterou o compromisso dos EUA em fornecer armamento à Ucrânia para que o país possa se defender dos ataques russos, indicando que a pressão sobre nações que apoiam a Rússia deve aumentar. A ameaça de tarifas adicionais reflete a crescente tensão nas relações internacionais e a busca dos EUA por medidas mais rigorosas contra a Rússia e seus aliados.