O presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre, divulgou uma nota nesta quarta-feira (30) em resposta às novas tarifas de importação de 50% impostas pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, além da sanção ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Alcolumbre reafirmou que o Parlamento brasileiro está atento e unido na defesa dos interesses nacionais.
Na nota, o senador destacou que o Congresso não aceita interferências nas atuações dos Poderes e que a Comissão Temporária Externa do Senado (CTEUA) esteve em Washington para discutir as consequências das tarifas e buscar apoio para distensionar as relações entre Brasil e Estados Unidos. A missão, composta por oito senadores, ocorreu entre segunda (28) e quarta (30) e teve como objetivo demonstrar as perdas econômicas decorrentes do aumento tarifário.
As novas tarifas foram anunciadas pelo presidente norte-americano, Donald Trump, que implementou um decreto elevando a taxa de importação de produtos brasileiros para 50%. Além disso, a sanção ao ministro Moraes foi justificada pelo governo dos EUA como uma resposta a supostas práticas de "prisões preventivas arbitrárias" e censura. Alcolumbre enfatizou a importância da diplomacia parlamentar e a necessidade de cooperação internacional para preservar a relação histórica entre os dois países.