O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), promulgou nesta sexta-feira (18 de julho de 2025) a Medida Provisória nº 1.293, que estabelece um aumento de 9% nas remunerações dos militares das Forças Armadas. O reajuste, que se refere apenas aos vencimentos mensais, foi aprovado em votação simbólica pelo Senado na noite anterior, 17 de julho, e a promulgação foi publicada no Diário Oficial da União.
A medida, que foi enviada pelo governo federal em 27 de março, implementa o reajuste em duas parcelas de 4,5%. A primeira parcela já entrou em vigor em abril, enquanto a segunda será aplicada a partir de janeiro de 2026. A Câmara dos Deputados já havia aprovado a MP na última quinta-feira (10 de julho de 2025), e agora o texto aguarda sanção presidencial.
O aumento beneficiará todos os militares da ativa, da reserva e pensionistas, com um custo estimado de R$ 3 bilhões para os cofres públicos em 2025 e R$ 5,3 bilhões em 2026. A proposta é resultado de negociações entre o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizadas em 2024. Vale lembrar que o último reajuste para os militares ocorreu em 2023, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).