O Senado Federal dará início, entre os dias 4 e 8 de agosto, à análise de 39 indicações para cargos em agências reguladoras, tribunais superiores e conselhos nacionais. As indicações foram feitas pela Presidência da República e por outros órgãos e serão discutidas nas comissões temáticas responsáveis. A apreciação de autoridades é uma competência privativa do Senado, conforme previsto na Constituição.
Durante a primeira semana de agosto, os relatórios sobre as indicações serão lidos nas comissões competentes. Entre os dias 11 e 15 de agosto, está programado um esforço concentrado para a realização das sabatinas e votação dos indicados, tanto nas comissões quanto no Plenário. A aprovação dos nomes requer a maioria absoluta dos votos, em votação secreta.
As indicações incluem nomes para a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear, Conselho Nacional do Ministério Público, Agência Nacional de Transportes Terrestres, entre outras. Cada comissão analisará as indicações pertinentes, como a Comissão de Infraestrutura, que avaliará os diretores da ANSN, ANTT e Anac, e a Comissão de Constituição e Justiça, que se concentrará nas indicações para o CNMP e STJ.