O Senado Federal anunciou nesta sexta-feira (11 de julho de 2025) o cronograma para a apreciação de autoridades indicadas para cargos em agências reguladoras, tribunais superiores e conselhos. A leitura dos relatórios está agendada para o período de 4 a 8 de agosto, enquanto as sabatinas e votações ocorrerão entre 11 e 15 de agosto.
Até o momento, o Senado não aprovou nenhuma das indicações enviadas pelo governo em 2025. O novo calendário visa destravar pelo menos 16 nomeações, incluindo cargos na Agência Nacional do Petróleo (ANP), na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na Anatel, além de posições no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
A definição do cronograma foi possibilitada após um acordo político nos bastidores, onde o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), busca consolidar o comando dos Correios. Este movimento é visto como uma estratégia para liberar indicações represadas nas comissões, incluindo a nomeação de Pietro Adamo para a diretoria-geral da ANP, defendida pelo ministro Alexandre Silveira (PSD).
A pressão por nomeações se intensifica, especialmente com o fim do mandato de Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios, previsto para 6 de agosto, poucos dias antes do início das votações. A ausência de diretores efetivos tem prejudicado o funcionamento das agências, que também enfrentam restrições orçamentárias, conforme discutido em audiência recente no Senado.