O Senado Federal do Brasil formou nesta quinta-feira (17) uma comissão temporária composta por oito senadores para discutir a nova tarifa de importação imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A comissão, liderada pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores, Nelsinho Trad (PSD-MS), inclui membros de diferentes partidos, como Jaques Wagner (PT-BA) e Tereza Cristina (PP-MS).
A missão oficial à Washington está agendada para a última semana de julho, entre os dias 29 e 31, e visa estabelecer um diálogo com o Congresso americano sobre as novas barreiras tarifárias que começam a vigorar em 1º de agosto. A composição da comissão foi aprovada pelo Plenário do Senado na terça-feira (15), após a apresentação do requerimento por Trad.
O objetivo principal da comissão é buscar soluções para a atual guerra tarifária, que já afeta setores como o de carnes, com frigoríficos brasileiros reconsiderando suas exportações para os EUA. Trad enfatizou a importância de construir uma "ponte de diálogo" em um momento em que as relações diplomáticas enfrentam desafios, destacando a necessidade de fortalecer os laços bilaterais entre os dois países.