O Plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira (8) a indicação da diplomata Maria Luisa Escorel de Moraes para chefiar a embaixada do Brasil na Suíça, que também abrange as relações com Liechtenstein. A votação contou com 49 votos a favor e apenas 2 contrários, com a relatoria da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).
Atualmente, Maria Luisa ocupa o cargo de secretária de Europa e América do Norte no Ministério das Relações Exteriores, posição que ocupa desde 2023. Com uma carreira diplomática consolidada, ela já atuou como embaixadora na Suécia e teve passagens por missões brasileiras na Venezuela, Chile, Nova Zelândia e na ONU.
Durante sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores, realizada em 2 de julho, a diplomata destacou a presença de mais de 600 empresas suíças no Brasil, que geram aproximadamente 85 mil empregos. Ela também enfatizou a importância da Suíça como um dos principais investidores no Brasil, com investimentos que alcançam quase US$ 50 bilhões e um comércio bilateral que totalizou US$ 4,41 bilhões no último ano.