O Senado Federal aprovou nesta terça-feira (8 de julho de 2025) as indicações de novos embaixadores brasileiros para países da Europa, África e Caribe. As nomeações foram previamente sabatinadas e aprovadas pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) da Casa Alta. Entre os indicados estão Luiz Alberto Figueiredo Machado para a Espanha e Andorra, Cláudia Fonseca Buzzi para a Hungria, e Maria Luisa Escorel Moraes para a Suíça e Liechtenstein.
Além destes, Orlando Leite Ribeiro foi indicado para a República Tcheca, Irene Vida Gala para Ruanda e Luís Guilherme Nascentes da Silva para o Haiti. Os embaixadores são escolhidos pelo presidente da República entre ministros de 1ª ou 2ª classe do Itamaraty, e suas nomeações são publicadas no Diário Oficial da União antes de seguirem para a análise do Senado.
O processo de aprovação inclui uma sabatina, onde senadores questionam os candidatos sobre sua formação e visão sobre as relações com os países a serem representados. Após a sabatina, os nomes são votados em sessão plenária, onde é necessária a aprovação de pelo menos 41 senadores para que as indicações sejam confirmadas. Uma vez aprovados, o presidente da República é notificado sobre as nomeações.