A secretária municipal de Educação de Goiânia, Giselle Faria, participa do seminário "Inteligência Artificial (IA) na Educação Básica: construindo referenciais nacionais", que ocorre hoje e amanhã (17 e 18 de julho) em Brasília. O evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec) e reúne cerca de 250 participantes, incluindo especialistas, gestores, pesquisadores e representantes da sociedade civil.
O seminário tem como objetivo promover o diálogo entre instituições públicas e privadas sobre a elaboração de políticas e referenciais para o uso ético e pedagógico da inteligência artificial nas escolas brasileiras. Durante o encontro, serão apresentados marcos referenciais de competências em IA para professores e alunos, desenvolvidos pela UNESCO, que visam estabelecer diretrizes para o uso responsável da tecnologia na educação.
Giselle Faria, que também integra o Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (Consec), destacou a importância do evento, afirmando que "o uso da inteligência artificial nas nossas escolas é um desafio imenso". Ela enfatizou a necessidade de formar estudantes críticos e criativos, ressaltando que a tecnologia deve ser utilizada para promover uma aprendizagem significativa e responsável.