A seleção brasileira feminina de futebol dá início, neste domingo (13), à sua jornada na Copa América, que acontece no Equador. A equipe, sob o comando do técnico Arthur Elias, estreia contra a Venezuela no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, com a partida marcada para as 21h (horário de Brasília). A TV Brasil transmitirá o jogo ao vivo, com início da cobertura às 20h30, apresentando a narração de Luciana Zogaib e comentários de Brenda Balbi e Rachel Motta.
A Copa América conta com a participação das 10 seleções filiadas à Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), divididas em dois grupos. O Brasil está no Grupo B, ao lado de Bolívia, Paraguai e Colômbia, com os jogos seguintes agendados para os dias 16, 21 e 25 de julho. Os dois melhores times de cada chave avançarão para as semifinais, que ocorrerão nos dias 28 e 29 de julho, com a final marcada para 2 de agosto.
Diferentemente de edições anteriores, a Copa América deste ano não garante classificação para a Copa do Mundo Feminina, mas os finalistas asseguram vaga nas Olimpíadas de Los Angeles em 2028. O Brasil, maior campeão do torneio, busca seu nono título, tendo conquistado a competição quatro vezes consecutivas desde 2010, com a última vitória ocorrendo em 2022 na Colômbia.
A convocação da seleção conta com 23 jogadoras, das quais 12 atuam no Campeonato Brasileiro. O Corinthians é o clube com mais representantes, totalizando quatro jogadoras. Entre as atletas convocadas, destacam-se também jogadoras que atuam em ligas internacionais, como Marta e Angelina, do Orlando Pride, e outras que jogam na Europa. A equipe brasileira se preparou na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), antes de embarcar para o Equador.