A seleção brasileira feminina de futebol embarcou nesta quinta-feira (10) no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro com destino a Quito, no Equador, onde participará da Copa América a partir do próximo domingo (13). O primeiro desafio da equipe será contra a Venezuela, às 21h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Brasil.
Antes da estreia, a equipe brasileira terá dois dias de preparação em Quito, nos dias 11 e 12 de julho, a partir das 18h, no Centro de Treinamento da LDU. Nos últimos seis dias, as jogadoras treinaram na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). O torneio contará com a participação de 10 seleções, divididas em dois grupos, e apenas os dois primeiros colocados de cada chave avançarão às semifinais, programadas para os dias 28 e 29 de julho.
A Copa América, que inicialmente teria sua abertura no dia 12, foi antecipada para esta sexta-feira (11) pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). O primeiro jogo do torneio será entre Equador e Uruguai, às 21h. As brasileiras buscam conquistar o nono título da competição, que também oferece vagas para os Jogos Pan-Americanos de Lima em 2027 e uma chance de classificação para as Olimpíadas de 2028, em Los Angeles.
Diferente das edições anteriores, a Copa América deste ano não garantirá vagas diretas para a Copa do Mundo, que será disputada em 2027 no Brasil. As seleções precisarão disputar eliminatórias para garantir sua participação no Mundial, com duas vagas diretas e outras duas na repescagem.